Outro acessório bacana de época o qual vejo certa dificuldade em encontrar são os ímãs de painel. Alguns eram apenas porta retratos, outros ostentavam santinhos como o mais popular entre os homens da estrada, o de São Cristóvão e de Nossa Senhora Aparecida. O ímã com o crucifixo e frases bíblicas também era bastante difundido entre os motoristas que buscavam proteção nos amuletos, cada um co-relacionado às suas crenças, e ás vezes eram simplesmente enfeites ou presente de alguém querido . Existia ainda outros mais sofisticados com mini relógios e mini termômetros de mercúrio, e até mesmo termômetro analógico e hodômetro manual para controlar quilometragem das viagens e elaborar cálculos de consumo, como o modelo abaixo que é raríssimo:
No detalhe o raro termômetro analógico:
parte traseira com os magnetos, ímãs propriamente ditos:
Este outro modelo ajudava o viajante a matar a saudade e apelava para que não esquecesse da família e voltasse logo pra casa, com o espaço geralmente destinado aos retratos dos filhos e esposa
Abaixo temos uma variedade São Jorge, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, todos com a mensagem: "não corra papai"!
Além dos ímãs de painel, havia os vasos com flores, em plástico e porcelana. Alguns eram fixados com suporte (como o da foto) e os de plástico eram ou parafusados ou com ímã também.
Como deveria ser o imã de painel dos Irmãos Fittipaldi??, estaria escrito: "CORRE PAPAI"??? :D :D :D :D
ResponderExcluirTenho um modelo de cor preta idêntico ao da 1ª foto, estou aberto a negociações para venda
ResponderExcluir