domingo, 22 de novembro de 2015

VW Split Window Beetle 1952 - achado adormecido em um celeiro.

I've been doing VW lock work for J3 Restorations of TN for a few years. I've gotten to be good friends with Rich since he's a diehard Steelers fan. 
So back in June I start getting texts saying that he's got a killer job for me and that Beetle that it's from was bought in western PA. The owner was no other than Mike of American Pickers. 
I shit my pants and got nervous. I wasn't getting my run of the mill job. Something "new" like some 70s or 80s locks. Nope. 1952 Split Window Beetle. GULP! 
Long story short, he sends me all these pictures and tells me to keep hush on the job. Months pass by and I thought he went with someone else or was bluffin. Then he messages that the locks are on their way. I get them and the super rare ignition is broken. But BOOM I had one!!! I'll prolly never have one ever again. BUT I had it when I needed it most. Got everything done, let out a big sigh, and sent it all back. I told Rich to feel free to mention my name. LOL. We'll see. Just being in those circles is exciting stuff!
SO, here's my pictures I've had and had to hold out for months!! 
Proud VW Baughman Locksmith moment!! (Then find out today that the Beetle was just 40 miles from Altoona! Sitting in a barn for 30 yrs!)

Justin Baughman (or Bugman, oxoxoxox)












 












 Congratulations...


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Acabamento painel do fusca Dash Pad

Dash Pad é um adorno de painel colocado longitudinalmente no painel dos fuscas dos anos 60 e 70. Era feito em chapa de metal e forrado com tecido combinando com o interior do veículo. Acessório de época quase esquecido atualmente e de gosto duvidoso, já soube inclusive de quem tenha o jogado fora.







sábado, 31 de outubro de 2015

Triângulos de emergência/sinalizadores de segurança anos 60 e 70

Os triângulos de segurança passaram a ser item obrigatório à partir de julho/1968, antes disso, ou eram adquiridos em lojas do ramo ou vinham de presente como cortesia das concessionárias na aquisição de auto novo. Algumas revendas autorizadas inclusive disponibilizavam de triângulos de segurança à venda, e em sua maioria, em metal com faixas refletivas coladas em sua superfície antes da nova lei. A marca que dominou o cenário nos anos 60 foi da Metalúrgica com mesmo nome, a Indústria Petracco Nicoli S/A, que tinha sedes na Av. do Estado 5200, fábrica na Rua dos Alpes 124 e outra loja também na Rua Florêncio de Abreu 180 todas em São paulo - SP. A metalúrgica fabricava muitos itens para montadoras da época, e para a linha Volks, os brasões de capô e os triângulos de segurança.



Segue abaixo a propaganda sinalizando a nova lei que era:  Decreto Nº 62.127 de 1968, prevendo que até o dia 30 de junho de 1968, não será exigido o uso dos equipamentos obrigatórios previstos neste Regulamento, mas não reclamados pela legislação anterior, bem como do dispositivo de que cuida o seu artigo de número 101. Logo porém, a Resolução CONATRAN de Nº 388, de 20 de março de 1968, que passou a vigorar à partir de 1º de julho de 1968, regulamentou características técnicas envolvendo o triângulo de segurança como, visibilidade mínima (alcance mínimo de visibilidade noturna de 150 m e reflexibilidade diurna de 120 m), material de fabricação (não sujeito à deterioração por intempéries) e dimensões (triângulo equilátero com lado externo igual a 45 cm; largura mínima das abas 6 cm e área refletora de cor vermelha, com largura mínima de 5 cm, ocupando todo o comprimento dos seus lados).


A Petracco Nicoli entre seus itens de produção, fabricava placas automotivas de registro. Ao contrário do que se pensa, as placas de veículos refletivas, não são uma novidade de hoje, pois naquela época a Petracco Nicoli já disponibilizava destas para venda.



Era produzido em chapa zincada anti ferrugem e recebia a pintura e adesivos refletivos...



Abaixo o selo de conformidade emitido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas e aprovado pelo Departamento Estadual de trânsito seguido do ano, datado de 69...






Abaixo o triângulo guardado em sua embalagem original...


A Petracco Nicoli produziu os triângulos e demais itens de metalurgia para quase todos os carros nacionais da época, e no caso da linha Volkswagen, entre outras peças, era a única autorizada a estampar o emblema/brasão Paulistarum Terra Mater...


No detalhe, a letra B de Brasil, bem no meio a logomarca VW e abaixo a gravação da Petracco Nicoli no detalhe...



Em meados de 68 chegavam as marcas Polimatic e Bianco Savino, com seus triângulos em material mais leve, plástico, e com olhos de gato refletivos substituindo as faixas dos triângulos metálicos, e de acordo com a nova lei já saindo de fábrica nos veículos como item obrigatório.


 Abaixo segue o detalhe  do registro de inspeção do I.P.T (Intituto de Pesquisas Tecnológicas) com o número do processo e o ano do mesmo. 

O estojo da Polimatic era o mais robusto e belo de todos os modelos de triângulo, e vinha nas cores marrom e preta, de acordo com o interior do veículo