Como um amigo acabou de adquirir e me cobrou a presença do Fusca pé de boi no blog, segue uma rápida postagem de apresentação que em breve será atualizada com mais detalhes.
O Fusca pé de boi, ou "Fusca Rural" como também foi chamado no interior, destinado ao consumidor que buscava um carro de baixo custo para a lida do dia-a-dia. Surgiu em 1965, sem nenhum acessório, como parte de um programa do governo que buscava incentivar as vendas de veículos novos – incipiente, a indústria automobilística brasileira não tinha 10 anos de vida, e o mercado amargava recessão após o golpe militar.
Mais barato, ele se valia de uma linha de crédito facilitada. Da mesma leva, vieram outros nacionais despojados: Willys Teimoso, variação de entrada do maior concorrente do Fusca, o Gordini; DKW Pracinha (perua Vemaguete) e Simca Profissional (Alvorada).
A produção não foi longe e durou somente até 1968, sendo os dois últimos anos exclusivos à frotistas, caso da unidade das fotos, que pertenceu à uma multinacional do ramo alimentício.
Para atingir um preço competitivo, a Volkswagen foi longe ao depenar o Fusquinha. A versão Pé de Boi não possuía itens não só de conforto, mas também obrigatórios à legislação em vigor. As luzes externa e a alavanca de acionamento das setas, bem como o marcador de nível de combustível, foram suprimidos. Por dentro, nada de rádio (sequer havia a abertura da espera no painel), regulagem do encosto do banco, tampa do porta-luvas e até mesmo saídas de ar no painel. O painel de instrumentos só marcava a velocidade e a quilometragem percorrida.
A carroceria dispunha apenas de cores sólidas em conjunto com o branco adotado no aro dos faróis, puxador do capô, para-choques e maçanetas. Nada de cromados, como no Fusca "tradicional". O quebra vento vinha na cor do carro. Nas demais partes das janelas, o contorno externo dos vidros vinha emborrachado. O Fusca Pé de Boi também só saía de fábrica com uma saída de escape (nas demais versões do Fusca, eram duas).
Como o veículo das fotos se trata de um dos últimos fabricados, já era 12 volts e com motor 1.300 de 38cv e 9,1kgfm (aplicado na linha Fusca um ano antes), em vez do modelo 6 volts do 1.200 de 30cv das primeiras unidades.
Apesar do insucesso da versão, o nome "Pé de Boi" foi tão bem assimilado pelos brasileiros que virou apelido destas versões básicas. Nesse sentido, o Pé de Boi nunca sai de linha.
Tenho um modelo do primeiro ano em que houve a fabricação - ano 1965. É incrível a curiosidade das pessoas ao vê-lo. Não se trata de um modelo restaurado. Mas é um exemplar que teve apenas 3 donos. Guardo em minha coleção e está disponível para visitação dos aficcionados, curiosos, etc. Obrigado pela reportagem e parabéns pelo texto e fotografias.
ResponderExcluirAbraço,
Múcio Oliveira
Boa tarde tenho um fusca 66 nao sei indetificar se ele e pe de boi .
ResponderExcluir