sábado, 19 de setembro de 2015

Break Light - luz de freio/stop MSR.

Nos anos 60 até 1971 poderia ser encontrado em boas casas do ramo o brake light (sinal de stop) MSR.
Nada mais que uma 3ª luz de freio que era colocada sob a placa traseira dos Volkswagen. Era fabricado por uma metalúrgica de São Paulo e era denominado MOLDU - STOP - RÉ, que provinha da referência ao próprio objeto: moldura de stop e de ré.
Adquiri um exemplar que contém apenas a iluminação de freio nas três lâmpadas da moldura, mas há conhecimento de que havia modelos com as duas lâmpadas da extremidade que tinha duas de suas três lentes transparentes que serviam também como luz de ré. O raro acessório era fabricado em aço com três lâmpadas muito fortes (lâmpadas torpedo), tinha a carcaça em aço cromado, lentes em acrílico de qualidade e vinha com suporte para fixação no suporte de placa dispensando os indesejáveis furos na tampa do motor, além de uma guarnição de borracha para evitar a possibilidade de ruídos e danos na tampa do motor. Enfim, era um acessório bem bacana, e que hoje termino sua restauração para sua breve instalação no carro. 

 Foto da peça quando chegou...



Parte traseira com o suporte original para a fixação...

Detalhe do nome impresso em alto relevo na guarnição: MOLDU - STOP - RÉ.



 Recebeu uma breve limpeza e já foi para o ensaio de "como ficará" no devido local...

 Particularmente achei de gosto duvidoso, mas como gosto muito de acessório de época, a utilizarei...
  
  

Peça desmontada, foi limpa, tratada com anti ferrugem P.C.F, e pintada internamente com a cor prata intenso para um melhor reflexo da iluminação... 

As lentes foram devidamente lavadas em água morna com bastante sabão neutro e depois lixadas com lixa d'água grão 600 para tirar os riscos maiores e depois uma lixa 1200 para acabamento e ainda, depois polidas com massa número 02 para ficarem novamente com aspecto de novas (deve-se ter cuidado ao lixar para não tocar nos letreiros em alto relevo da peça, para não perdê-los).

Ao desmontar o break light, observei que havia uma certa quantidade de terra muito fina (poeira mesmo), claro que devido ao pó de anos de uso e sabe lá por qual percursos andou esta peça (isto que é o fascinante na restauração). Logo percebi que não havia borracha vedante nas lentes, que eu improvisei com uma fita para alta tensão da 3M que tem uma espessura maior e emborrachada, ficou ótimo.
 


 Perspectiva da parte inferior da peça..

 Perspectiva frontal, já polida e montada...


 Legal né, por hora é isto pessoal.

3 comentários:

Daniel Pardo disse...

Anúncio do fabricante.

http://i63.tinypic.com/4sy175.jpg

Daniel Pardo disse...

Opa... vamos ver se agora vai.

http://pt-br.tinypic.com/r/4sy175/9

Unknown disse...

Olá!A peça em si é interessante pelo passado e raridade, mas foi mal pensada como brake light que deve ficar na parte superior dos carros e não no mesmo nivel ou abaixo das lanternas principais. Eu ñ compraria se tivesse ainda a venda. No meu fusca tem brake light, mas adaptei na grade abaixo do vidro. Parte alta! Valeu!