quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Revestimento interno/bancos/forração de teto

Abaixo temos as capas dos bancos da década de 50, revestidos originalmente em casimira de época, assim como veludos e lãzinhas que eram comuns de uso.


Forrações dos bancos de fusca 59 segunda série a 64 primeira série. Revestidos em courvin de época original chamado GRANADO-PÓLVORA nas cores GELO e CINZA. Nos anos 1961/62 havia ainda o monocromático, como o verde berilo, o azul entre outros.


Forrações dos modelos 64 segunda série ao 66, revestido com o material original conhecido como pijaminha e como "composê" se usa o courvin gelo, sendo o gelo granado-pólvora para o 64 e o gelo granado para aos 65/66


Revestimentos do 67 ao 68 com as opções do Vermelho Pigale (erroneamente chamado de Vermelho Turim), gelo e a cor preta. Composê em courvin liso nas laterais e o material central, trabalhado com a estampa chamada "tijolinho", dividido por costura eletrônica até 3/4 da altura do encosto em seis gomos. O encosto é menor e menos espesso, chamado de "picolé"!


Forrações dos bancos 69/70 primeira série. Poucas pessoas sabem, mas existe diferença entre o material central dos modelos 67/68 e 69/70. Hoje este material do 69/70 não é mais produzido no Brasil mas pode ser encontrado via importação dos USA através do O Artesão. As diferenças são as seguintes: 
  1. o modelo da napa central é sutilmente diferente nos 67/68, onde é utilizado o modelo "tijolinho" como citado anteriormente, e a sua costura eletrônica vai até a 3/4 de altura do encosto; enquanto que no modelo 69/70 é utilizado o modelo central tipo "basketweave" (imitando cestinho tramado), e suas costuras eletrônicas vão até o final da napa do encosto na parte traseira do mesmo; 
  2. Os gomos do modelo 67/68 são divididos pela costura eletrônica em seis tiras, enquanto que no 69/70 são em sete tiras;
  3. Os encostos dos bancos do 67/68 têm estruturas mais estreitas e mais curtas (chamados picolé), enquanto que as do 69/70 são ligeiramente mais largas;
NOTA: conforme catálogos da Volkswagen, podem ser encontradas as cores Gelo, Vermelho Pigale (repetindo, o vermelho Turin não existe) e o preto, nos dois modelos, de 1967 a 1970 primeira série, contrariando as lendas que existem sobre o assunto, em que alegam que não saíram modelos de bancos coloridos de fábrica. E ainda, na fase de transição 68 para 69, pode se encontrar o modelo "cestinho" com as costuras eletrônicas no padrão do "tijolinho", inclusive ainda com o encosto mais fino e estreito (picolé). Segue abaixo algumas fotos:

 Abaixo o genuíno interior modelo em cor GELO de um fusca 69 também original de fábrica, tanto no formato das costuras eletrônicas até o final dos encostos,  mais largos e mais grossos que os picolés.

E abaixo o também original Vermelho Pigale em um fusca 70", muito chamado erroneamente como Vermelho Turim, sabe-se lá porque. Pode-se notar as costuras eletrônicas também até o fim dos encostos, sendo estes, mais largos e espessos que o modelo picolé  dos 67/68!



Revestimento dos bancos do fusca de 1970 a 1973 
(segunda série - 1300 - standard)
Nas opções bege, caramelo, gelo e preto, montados em courvin liso nas laterais e na parte central com material crespo conhecido como "trançadinho", a costura eletrônica divide o material em sete gomos. Este material não existe mais aqui no Brasil e nem no exterior.



Revestimento dos bancos do "fuscão" 1500 - de 71 a 73 com a cores gelo, bege, caramelo, marrom, café e preto. São revestidos em material liso e possuem costura eletrônica separando a parte central em sete gomos, e ainda, um corte transversal a 3/4 do encosto e a 3/4 do assento. Detalhe: no encosto é feito um "vivo" (espaguete) na borda, que no 73 é duplo.


Revestimento de portas e laterais 60 a 66
Modelo original de época, o conhecido "caneladinho" (riscadinho).
O único material que muda é o do centro que no modelo de 60 a 64 usa o GRANADO PÓLVORA, e no 64 segunda série ao 66 se usa o GELO-GRANADO. O puxador de porta (apoio de braço) era utilizado apenas no lado do passageiro e também era na cor gelo ou azul ou verde nas versões monocromáticas.


Revestimento de portas e laterais preto.
Aplicados de 67 a 73 no padrão liso, mudando apenas nos "VW fuscões 1500cc" onde há o aplique da imitação de jacarandá na parte superior destas forrações, e a flor da parte lisa não é tão lisa quanto as demais.


Revestimento de portas e laterais Vermelho Pigale.
Utilizados nos modelos de 67 a 73, não completamente lisos, com leves sinais rajados de acordo com o material dos bancos. Há alteração neste modelo apenas para os "VW fuscões 1500cc" que possui a aplicação da imitação de jacarandá na parte superior destas forrações. Puxador/apoio de braço apenas no lado do passageiro.


Revestimentos do assoalho de 50 a 59 primeira série.
Se utiliza o carpete buclê em tons claros, e se usava também um material em tom cinza chamado "cizal", que não existe mais atualmente.

Revestimentos do assoalho de 59 segunda série ao 66
Abaixo temos o modelo original conhecido como "carrapatinho", que não mais existe no mercado.


Revestimento do assoalho de 67 a 73 (1300/1500)
Como não temos mais a forração original tipo "carrapatinho" na cor cinza antracito segue abaixo as fotos do modelo único e opcional, o "tigrinho", em cinza similar para o modelo 1300. Para os anos de 70 a 73 1500, existia originalmente o "carrapatinho" marrom  que foi substituído pelo opcional "tigrinho" marrom para as cores de interior marrom, caramelo, café e gelo.

Revestimento do assoalho de 74 a 78
Aplica-se o "tigrinho" cor preta.

Revestimento do assoalho de 78 em diante
Utilizasse o carpete na cor preta com as opções monocromáticas marrom se for o caso.

Revestimento/forração do teto do modelo 59 segunda série ao 64
Se utiliza o material furadinho na parte central e nas laterais e colunas se usava o crespo ou liso.


FORRAÇÃO DO TETO DE 1965 A 1974 O TETO É COMPOSTO DE 6 GOMOS COM 5 VARETAS.

OS DOIS ULTIMOS GOMOS TEM UM ESPAÇAMENTO MENOR QUE OS OUTROS
DA FRENTE PARA A TRASEIRA RESPECTIVAMENTE:

1º. GOMO - PINTADINHO
2º. GOMO - FURADINHO
3º. GOMO - FURADINHO
4º. GOMO - FURADINHO
5º. GOMO - FURADINHO
6º. GOMO - PINTADINHO









O RESTANTE INCLUINDO O QUADRADO DO VIGIA TRASEIRO SÃO DE TECIDO PINTADINHO

DO 70 2ª SÉRIE EM DIANTE O MATERIAL EM VOLTA DOS VIDROS LATERAIS PASSOU A SER O FURADINHO.


Fontes: Catálogo de Fábrica VW, Oficina ZL e proprietários de veículos originais de fábrica.


5 comentários:

Cláudio Duarte disse...

Parabens pelo blog, super esclarecedor, mas estou com uma duvida, em 1969 a forracao do assoalho do fusca carrapatinho era somente em cinza? Ou vinha gambem em preto? Obrigado.

Gil disse...

Boa noite. Até agora não havia entrado nesta página de vocês. Mas rodando por aí procurando tecidos para os bancos do fusca 66 me deparei com ela. Que maravilha as informações contidas a respeito de todos os materiais dos bancos de "nossos fuscas". Parabéns pelo conteúdo, e obrigado por este conteúdo ter tirado algumas dúvidas minhas. Tenho a comentar somente um detalhe: na minha opinião em 70 saíram três modelos do 1300: o primeiro modelo saiu com os itens espelho retrovisor interno cromado e bancos estreitos com as estampas iguais ao do ano de 69. Acredito serem as famosas "sobras" de um ano para outro; o segundo modelo saiu com o espelho retrovisor interno de plástico preto e os bancos mais largos como citado por vocês, e o terceiro modelo, saiu com os para choques lisos, tecidos dos bancos diferente (até 73) botões pretos maiores (até 73) e VOLANTE BRANCO. Espero ter colaborado um pouco, ou até estes detalhes vocês já devem saber. Mas fica aí o cometário. Mais uma vez agradeço o conteúdo.

Unknown disse...

Bom dia. Informações muito importante.
estou fazendo a tapecaria do VW TL 73 4 portas e essas informações foram decisivas. Gostaria de saber onde tem pra comprar a forração do assoalho pra esse carro.

Salsa disse...

Não entendi a respeito do forro de teto!!
Conforme o ano!!
O 68 vai ser todo furado ou pintado? Ou a ordem é como a descrita na última parte: primeiro gomo pintado, restante furado, laterais pintado?

Carlos Ruiz disse...

Bom dia! Como descrito na última parte!