quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Chassi, caixa e motor e seus respectivos códigos

Chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

Localização do número do chassi e plaqueta de identificação

Fusca 1200-1300-1500-1600

Chassi gravado no túnel central, sob o assento traseiro


Plaqueta fixada no compartimento da roda sobressalente, no interior do porta malas
Kombi 1220-1500-1600
Até 1982 o chassi era gravado no compartimento do motor, lado direito da carroceria, próximo a bateria.Em 1975 modelo 1976, essa gravação passou a ser feita na carroceria sob o assento dianteiro direito.
Até o ano/modelo 1963 plaqueta fixada no compartimento do motor , a direita junto ao tanque de combustível , do ano de 1964 até 1975 passou a ser fixada ao lado direito da canaleta de ar no compartimento do motor e a partir de 1976 fixada na parede divisória do salão atrás do encosto do banco do motorista.


Decodificação do chassi


Veículos produzidos até ano/modelo 1961 - Fusca e Kombi 1200


Fusca 1200- primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:

B = Brasil
O segundo módulo é composto por seis digitos numéricos que identificam a sequência de produção :
000001 = Numeração serial.

Kombi 1200 - primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:

B = Brasil

O segundo módulo é composto por sete digitos numéricos que identificam a sequência de produção :

0000001 = Numeração serial.

Veículos produzidos do ano/modelo 1962 a 1969


Nesta etapa a codificação é composta por três módulo com um total de oito dígitos.


EX: B3000001 (número fictício)


Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:

B = Brasil

Segundo módulo é composto por um dígito numérico que identifica o ano de fabricação do veículo.


2 = 1962 3 = 1963 4 = 1964 5 = 1965 6 = 1966 7 = 1967 8 = 1968 9 = 1969


Terceiro módulo é composto por seis dígitos numéricos que identificam a sequencia de produção


Até 1969 a decodificação do chassi não possui nenhum dígito que identifique o modelo do veículo, para conhecimento segue período de produção de cada versão:


Fusca 1200 de 59 a 67

Fusca 1300 de 67 a 86
Sedam 1600 4 portas de 69 a 71
Kombi 1200 de 57 a 67
Kombi 1500 de 67 a 75

Veículos produzidos do ano/modelo 1970 a 1982


Nesta etapa a codificação do chassi é composta por três módulos num total de oito dígitos 


EX:BP000001 (número fictício)


Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:

B = Brasil

Segundo módulo é composto por um dígito alfabético que identifica o modelo do veículo


P= Fusca 1300 de 71 a 73

J= Fusca 1300 de 74 a Setembro de 79
O= Fusca 1300 de Outuubro de 79 a Junho de 82
S= Fusca 1500 de Julho de 70 a Agosto de 75
Z= Fusca 1600 de Abril de 75 a Setembro de 80 
D= Fusca 1600s de Agosto de 74 a Abril de 75
B= Sedan 4pts 1600 de Agosto de 70 a Fevereiro de 71
H= kombi 1500/1600 de 70 a Junho de 72
V= Variant de 70 a 77
W= Variant II de NJovembro de 77 a Dezembro de 80
F= TL 1600 de Agosto de 70 a Agosto de 75
I= TL 1600 4pts de Junho de 71 a Janeiro de 76
L= SP2 e SP1 de Junho de 72 a 76
A= Brasilia de 73 a 81
X= Brasilia de Agosto de de 81 a Março de 82
Q= Brasilia 4 pts de Setembro de 75 a Março de 82


1961...primeira ou segunda serie...

Veja no seu velocimetro, o original do 61 é VDO ou HORASA com ponteiro de acrilico, atras dele tem a data, mes e ano, portanto o mes e ano do carro . . . 1º semestre = 1ª serie, 2º semestre = 2ª serie.
Outra dica

algumas modificações para FUSCA 1961...


chassi:

B-031001 <- pisca lateral bananinha 
B-032135 (03/61) <- câmbio 1ª seca 
B-056576 (12/61) <- braço articulado do capô dianteiro 

(FUSCAS ALEMÃES e MEXICANOS)

CAMBIOS VW

O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial. 
- Escalonamento

Até 1978 o escalonamento era o seguinte:

1ª -  3,80:1

2ª -  2,06:1 

3ª -  1,32:1

4ª – 0,89:1

Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha. 

- Relação de diferencial

As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos. 

- 7 X 31 (4,43:1)

- 7 X 36 (5,143:1)
  
- 8 X 35 (4,375:1)

- 8 X 33 (4,125:1)

- 8 X 31 (3,875:1)


O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966

O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo.

O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc.

O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.

O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.

 PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard


- Como identificar os câmbios VW

Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.
A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW


BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )

BL. - SP2 ( 8 X 31 )

BP - Fusca  1300 e 1300L ( 8 X 35 )

BS - Fusca  1500/1600 ( 8 X 33 )

BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )

PC - Variant II ( 8 X 33 )

PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )

PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )

PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )

PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )

PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )


                 Códigos dos MOTORES
                              
BD-1600 GAS   FUSCA
BG - 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP 


BJ - 1300 GAS FUSCA 

BK - 1300 ALC FUSCA BRASILIA 

BM - 1300 ALC GOL 

BN - 1600 GAS BRASILIA 

BP - 1600 ALC GOL SAVEIRO

BV - 1600 GAS VARIANT 
BX - 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP 
BY - 1300 GAS GOL 
BZ - 1600 GAS KOMBI 
UF - 1600 GAS FUSCA 
UG - 1600 GAS KOMBI 
UJ - 1600 ALC FUSCA 
UK - 1600 ALC KOMBI 

Motores acima de 90 
UFA - 1600 GAS FUSCA 
UJA - 1600 ALC FUSCA 
UGA - 1600 GAS KOMBI CARAT

MAIS ANTIGOS ( 68 a 77 )

B-1200
BJ-1300 
BF-1300
BH-1500
BB, BA, BD, BV,BZ, BG, BN -1600 
BL-1700 ( SP 2 )


Dados interessantes sobre a produção do fusca: Ano de maior produção: 1971 com 1,291,612 fuscas produzidos.

Ano de menor produção: 1987 com 17,166 fuscas produzidos.

Ano similar de produção: 1950 -1985-1990-1991-1992 com medias de 80,000.

Ano similar de produção: 1954 -1980 com medias de 200,000.

Apogeo do fusca: Decada de 60 e inicio dos anos 70 com mais de 1,000,00 de fuscas por ano.

Decada de baixa: Final dos anos 80 com media de 20,000 por ano.

Produção Mundial, segundo comunicado da Assessoria de Imprensa da Volkswagen:

-----------------------------------------------------------------------------
ANO = PRODUÇÃO ANUAL = TOTAL ACUMULADO
-----------------------------------------------------------------------------
1945/49 = 86,182 = 86,182
1950 = 81,979 = 168,161
1951 = 93,709 = 261,870
1952 = 114,348 = 376,218
1953 = 151,323 = 527,541
1954 = 202,174 = 729,715
1955 = 279,986 = 1,009,701
1956 = 333,190 = 1,342,891
1957 = 380,561 = 1,723,452
1958 = 451,526 = 2,174,978
1959 = 575,406 = 2,750,384
1960 = 739,443 = 3,489,827
1961 = 827,850 = 4,317,677
1962 = 877,014 = 5,194,691
1963 = 838,488 = 6,033,179
1964 = 948,370 = 6,981,549
1965 = 1,090,863 = 8,072,412
1966 = 1,080,165 = 9,152,577
1967 = 925,787 =10,078,364
1968 = 1,186,134 =11,264,498
1969 = 1,219,314 =12,483,812
1970 = 1,196,099 =13,679,911
1971 = 1,291,612 =14,971,523
1972 = 1,220,686 =16,192,209
1973 = 1,206,018 =17,398,227
1974 = 791,053 =18,189,280
1975 = 441,116 =18,630,396
1976 = 383,277 =19,013,673
1977 = 258,634 =19,272,307
1978 = 271,673 =19,543,980
1979 = 263,340 =19,807,320
1980 = 236,177 =20,043,497
1981 = 157,505 =20,201,002
1982 = 138,091 =20,339,093
1983 = 119,745 =20,458,838
1984 = 118,138 =20,576,976
1985 = 86,189 =20,663,165
1986 = 46,633 =20,709,798
1987 = 17,166 =20,726,964
1988 = 19,008 =20,745,972
1989 = 32,421 =20,778,393
1990 = 84,716 =20,863,109
1991 = 85,681 =20,948,790
1992 = 86,613 =21,035,403
1993 = 104,710 =21,140,113
1994 = 95,600 =21,235,713
1995 = 33,361 =21,269,074
1996 = 39,722 =21,308,796
1997 = 35,678 =21,344,474
1998 = 36,492 =21,380,966
1999 = 36,446 =21,417,412
2000 = 41,260 =21,458,672
2001 = 38,850 =21,497,522
2002 = 24,407 =21,521,929
2003 = 7,535 =21,529,464

Fonte: Volkswagen do Brasil e Oficina ZL.

Ainda, breve resumo:

Tabela de codificação de numeração de motores
TIPOLETRAFABRICAÇÃOCILINDRADATX. COMPRESSÃO
1 E 2 - 1200BATÉ DEZ/681192 cc6,6
1 - 1300BFDESDE JAN/671285 cc6,6 (3)
1 E 2 - 1500BHDESDE JAN/67 ATE OUT/751493 cc6,6 (4)
1 - 1600BB (1)DESDE JAN/691584 cc7,2
1 - 1600BA (1)DESDE JUN/731584 cc7,2
1 - 1600BD (1)DESDE OUT/74 ATE MAI/751584 cc7,2
1 - 1600BVDESDE NOV/691584 cc7,2
1 - 1700BLDESDE JUN/721678 cc7,5
2 - 1600BZ (1)DESDE OUT/751584 cc7,2
2 - 1600 *BG (1)DESDE JUL/781584 cc7,2
11 - 1300BJ (1)DESDE DEZ/751285 cc6,8
10 - 1600BN (1)DESDE ABR/751584 cc7,2
30 - 1600BVDESDE NOV/771584 cc7,2

1) MOTOR COM TURBINA ALTA
2) 10º DESDE OS MOTORES BV 183.316, BH 490.345 (TIPO 1) E BH 521.682 (TIPO 2)
3) 6,6 DESDE MOTOR BF 796.858
4) 6,6 DESDE OS MOTORES BH 490.345 (TIPO 1) E BH 521.682 (TIPO 2)
5) 11/1500 - MOTOR BH - FABRICADO DESDE JULHO/70 ATE ABRIL/75
* - 2 CARBURADORES
 



MOTORES FORA DA RELAÇÃO ACIMA:
BD - 1600 GAS FUSCA 
BG - 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP 
BJ - 1300 GAS FUSCA 
BK - 1300 ALC FUSCA BRASILIA 
BM - 1300 ALC GOL 
BN - 1600 GAS BRASILIA 
BV - 1600 GAS VARIANT 
BX - 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP 
BY - 1300 GAS GOL 
BZ - 1600 GAS KOMBI 
UF - 1600 GAS FUSCA 
UG - 1600 GAS KOMBI 
UJ - 1600 ALC FUSCA 
UK - 1600 ALC KOMBI 

Motores acima de 90 
UFA - 1600 GAS FUSCA 
UJA - 1600 ALC FUSCA 
UGA - 1600 GAS KOMBI CARAT 

Toda a linha Volkswagen

PREFIXOCILINDRADA SIST. ALIMENT.COMBUSTIVEL
AK1600CARBURACAOGASOLINA
AAA2800 MI VR6MPFIGASOLINA
AAH2800 MI VR6MPFIGASOLINA
ACC1800 MIMPFIGASOLINA
ACK2800 MI V6 30VMPFIGASOLINA
ADC2000 MIMPFIGASOLINA
ADD1800 MIMPFIGASOLINA
ADR1800 MI 20VMPFIGASOLINA
ADY2800 MI 174CV 12CVMPFIGASOLINA
AEB1800 MI 20V TBMPFIGASOLINA
AFL2000 MI 16VMPFIGASOLINA
AFR1000 MI 16VMPFIGASOLINA
AZP1000 MI 16VMPFIGASOLINA
AST1000 MI 16VMPFIGASOLINA
AFZ1000 MIMPFIGASOLINA
AGA2400 MI V6 30VMPFIGASOLINA
AGG2000 MIMPFIGASOLINA
AGN1800 MI 20VMPFIGASOLINA
AGS2800 V6MPFIGASOLINA
AJA2000DIESELDIESEL
AJE2000 MI 16VMPFIGASOLINA
AQZ1000 MI 8V 72CVMPFIGASOLINA
AKL1600 MIMPFIGASOLINA
APK2000 MIMPFIGASOLINA
ASW1000 MI TBMPFIGASOLINA
AUQ1800 MIMPFIGASOLINA
AZN1000 MI 8VMPFIGASOLINA
AZP1000 MI 16VMPFIGASOLINA
BA1600CARBURACAOGASOLINA
BAH1600MPFIGASOLINA
BB1500CARBURACAOGASOLINA
BBG2800 MI VR6MPFIGASOLINA
BBX2000 MIMPFIGASOLINA
BD1600CARBURACAOGASOLINA
BE1600DIESELDIESEL
BER2000CARBURACAOGASOLINA
BJF1600 MI 8VMPFIFLEXPOWER
BJ1300CARBURACAOGASOLINA
BF1300CARBURACAOGASOLINA
BG1600CARBURACAOGASOLINA
BH1500CARBURACAOGASOLINA
BI1500CARBURACAOALCOOL
SFJ1600 MI 8VMPFIFLEXPOWER
BK1300CARBURACA0ALCOOL
BM1300CARBURACAOALCOOL
BN1600CARBURACAOGASOLINA
BNY1800 118CVMPFIGASOLINA
BJE1000 8V 72CVMPFIFLEXPOWER
BJA1600 8V 103CVMPFIFLEXPOWER
BP1600CARBURACAOALCOOL
BPA1600 8V 103CVMPFIFLEXPOWER
BR1500CARBURACAOGASOLINA
BS1600CARBURACAOGASOLINA
BV1600CARBURACAOGASOLINA
BW1600CARBURACAOALCOOL
BX1600CARBURACAOALCOOL
BY1300CARBURACAOGASOLINA
BZ1600CARBURACAOGASOLINA
DHW1800 MI TBMPFIGASOLINA
JN1800CARBURACAOGASOLINA
UA1600CARBURACAOGASOLINA
UB1500CARBURACAOGASOLINA
UC1600CARBURACAOGASOLINA
UD1800CARBURACAOGASOLINA
UDA1800CARBURACAOGASOLINA
UDB1800 IEFIGASOLINA
UDC1800 IEFIGASOLINA
UDD1800 MIMPFIGASOLINA
UDE1800 MIMPFIGASOLINA
UDF1800 MIMPFIGASOLINA
UDG1800 MIMPFIGASOLINA
UDH1800 MIMPFIGASOLINA
UDJ1800 MIMPFIGASOLINA
UE1800CARBURACAOALCOOL
UEA1800CARBURACAOALCOOL
UEB1800CARBURACAOALCOOL
UEC1800 ICARBURACAOALCOOL
UEE1800 MIMPFIALCOOL
UF1600CARBURACAOGASOLINA
UFA1600CARBURACAOGASOLINA
UFR1000 MI 16VMPFIGASOLINA
UG1600CARBURACAOGASOLINA
UGA1600 MIMPFIGASOLINA
UH1600CARBURACAOGASOLINA
UJ1600CARBURACAOALCOOL
UJA1600CARBURACAOALCOOL
UK1600CARBURACAOALCOOL
UL2000CARBURACAOGASOLINA
UE1800CARBURACAOALCOOL
ULA2000 IEFIGASOLINA
ULB2000 IEFIGASOLINA
UM1800CARBURACAOGASOLINA
UN1600CARBURACAOGASOLINA
UNA1600CARBURACAOGASOLINA
UNB1600CARBURACAOGASOLINA
UNC1600 IEFIGASOLINA
UND1600 MIMPFIGASOLINA
UNE1600 MIMPFIGASOLINA
UNF1600 MIMPFIGASOLINA
UP1600CARBURACAOALCOOL
UPA1600CARBURACAOALCOOL
UPB1600CARBURACAOALCOOL
UPC1600 IEFIALCOOL
UPD1600 MIMPFIALCOOL
UQ2000CARBURACAOGASOLINA
UQA2000 IEFIGASOLINA
UQB2000 IEFIGASOLINA
UQC2000 I/MIEFI/MPFIGASOLINA
UQD2000 MIMPFIGASOLINA
UQE2000 MIMPFIGASOLINA
UQF2000 MIMPFIGASOLINA
UQG2000 MIMPFIGASOLINA
UQH2000 MIMPFIGASOLINA
UR2000CARBURACAOALCOOL
URA2000 IEFIALCOOL
URB2000 IEFIALCOOL
URC2000 IEFIALCOOL
US1800CARBURACAOGASOLINA
USA1800CARBURACAOGASOLINA
USB1800CARBURACAOGASOLINA
USC1800 IEFIGASOLINA
USD1800 MIMPFIGASOLINA
USE1800 MIMPFIGASOLINA
UT1800CARBURACAOALCOOL
UTB1800CARBURACAOALCOOL
UTC1800 ICARBURACAOALCOOL
UU2000CARBURACAOALCOOL
UVA1600 IEFIGASOLINA
UVC1600 MIMPFIGASOLINA
UVZ1600 ICARBURACAOALCOOL
UY1600CARBURACAOALCOOL
UZ1600CARBURACAOGASOLINA
BTY1000 8VMPFIFLEXPOWER
BNY1800 8VMPFIFLEXPOWER
BPA1600 8VMPFIFLEXPOWER
BNX1000 8V 73CVMPFIFLEXPOWER


Fonte:  
Tabela de códigos de motores: Volkswagen do Brasil
Dados técnicos para serviços de oficina - Volkswagen do Brasil - EDIÇÃO 1979

Nenhum comentário: