segunda-feira, 27 de abril de 2015

Otimização de alimentação de motor boxer/flat volkswagen

Achei muito interessante ver no facebook, através do amigo fusqueiro Adriano Santos, desenterrar a ideia de um método muito utilizado por nós e mais outros colegas nos aeroclubes anos atrás para aumentar a potência e otimizar a explosão de combustível dos aviões.


Segue abaixo a foto de um motor aviônico flat/boxer, bem semelhante aos nossos VW...

Motor Lycoming O-235 de 3,85 L e 115 hp utilizado no Paulistinha P-56, Aero Boero 115, Cessna 152. Qualquer semelhança com um motor VW a ar não é mera coincidência. Conta-se que Heinrich Nordhoff, antes de se tornar executivo da Volkswagen, alfinetava o motor VW a ar chamando-o de “motor de avião”!




Abaixo, para quem não encontrar a tela, segue a dica de Brenno Leonardi: compre uma peneirinha e recorte a sua tela.



Como já utilizei a telinha nos aviônicos com resultados satisfatórios, achei interessante 
compartilhar a ideia no blog, e é muito legal que o pessoal hoje possa testar em "comunidade" esta técnica. Utilizávamos a "telinha pulverizadora" nos aviões Aeroboero (motor 115), Paulistinha (p-56) e também nos motores lycoming O-235 e continental. 

Chamávamos de "telinha pulverizadora", pois este é o "milagre" de sua função, que apesar de já confirmada na prática (por mim e mais alguns colegas do aeroclube, e agora amigos do mundo Volkswagen), contraria alguns "engenheiros" e mecânicos mais conservadores. 

Porque melhora as retomadas (mesmo que pouca, mas perceptível)?

Parece até incompreensível mas é mais simples que se imagina: a telinha funciona como um aglutinador de combustível em um primeiro momento, mas conforme aumenta a pressão do ar no coletor de admissão (veja links abaixo em Teorema de Bernoulli/Tubo de Venturi), o combustível aglutinado ali na telinha é literalmente PULVERIZADO pela pressão do ar para a câmara de combustão, causando assim um melhor aproveitamento da queima de combustível (quase em spray), otimizando o desempenho e diminuindo o consumo (muito pouco), sem milagres ou coisas de outro mundo. 

Quanto à quebra de motores relacionado a esta alteração como se fala por aí, consideremos: se você tiver um motor "meia boca" e otimizar seu rendimento, e sair "sentando a púa", é óbvio que ele apresentará problemas. Mas se você fizer esta alteração, usá-lo com moderação e além disso, dar uma revisada básica no conjunto, substituindo velas, óleo, telinha do cárter, filtro de ar, platinado (se for o caso) e verificar se não ficou com "ar falso" na junção da tela, refazendo ajustes como mistura ar + combustível e regulagens de válvulas, não trará nenhum problema ao motor devido à aplicação da telinha. Obs: a tela não pode ser fina demais a ponto de obstruir ou dificultar a passagem do ar, lembre-se: a tela apenas segura/aglutina o combustível para a devida pulverização.

Segue abaixo na íntegra, todo processo com texto e explicação do "desenterrador da ideia"!



Faz o seguinte recorta a tela no formato da junta, bota a junta por baixo, a telinha no meio e outra por cima e instala o carburador no seu lugar e pronto é só andar.


 Atenção é uma tela Galvanizada...OU INOX .e não precisa usar nenhum tipo de cola, só coloca a tela e fixa o carburador no seu lugar, não precisa fazer nenhum tipo de regulagem .Quem quiser fazer a ideia sinta-se a vontade, ninguém é forçado a nada, mas apenas quero repassar minha ideia aos amigos, sei que parece piada mas garanto que não é, precisa fazer para ter a certeza que funciona. Eu fiz e funcionou...

Espero que gostem da ideia, é simples mas funciona, tá todo mundo me perguntando como que funciona o negócio, é bem simples, quando a gasolina passa pela tela ela é vaporizada ao mesmo tempo que o ar passa pela tela ele é muito mais forçado dando uma mistura bem melhor, pois sem a tela a gasolina é injetada direta em forma de jato ou seja em estado *líquido* no coletor, e volto a dizer a tela faz o serviço de vaporizar a gasolina e ao mesmo tempo fazendo uma entrada de ar forçada dando maior velocidade no mesmo.... além de dar economia está dando um ganho extra no motorzinho,ou seja notei que a retomada está mais rápida e aceleração mais estável.... Resumidamente de acordo com o texto, funciona como uma "placa restritiva", atomizadora de combustível e placa anti-reversão. Lembra muito o funcionamento do arrasto dinâmico no Venturi... Falando agora dentro da física, imagine uma gota de água batendo em uma grade com espaços minúsculos, essa gota vai se dividir em minúsculas gotículas de água, lembrando bastante quando está garoando num dia nublado, gotas de água tão pequenas que quase não é possível vê-las... é o que acontece com essa tela... quanto melhor a atomização/mistura do combustível com o ar, melhor será a combustão, criando assim um turbilhão dentro da admissão... Abração a todos amigos!


Créditos: 
Desenterrador da ideia: Adriano Santos
Fotos das telinhas: Brenno Leonardi




4 comentários:

Unknown disse...

OLÁ AMIGOS...ESTOU EM FASE DE TESTES DA TELINHA NO MEU MOTOR 1600,CARBURAÇÃO SIMPLES...NO DESEMPENHO,NÃO SENTI MUDANÇA MAS NO CONSUMO,PARECE QUE DEU UMA DIFERENÇA SIM...CIDADE FEZ 12 KM/L E ESTRADA 14,8 KM/L.ÍNDICES QUE FAZIA NO MOTOR ANTERIOR(1500).ATÉ O MOMENTO, SATISFEITO.

Barbie a Porter disse...

Ola! Estou em fase de testes tambem...comprei a peneira, um tanto mais fina q a da foto, mas nao senti nenhuma diferenca no consumo. Usei uma peneira de oleo, galvanizada...recortei e fiz o sanduiche de juntas...ja abasteci o carro duas vezes e o consumo nao passou dos 8,5km/l, misto de cidade e estrada. Na cidade só, o consumo ainda e maior. Ja troquei bomba de combustivel, mangueiras, gicleurs medida padrao, filtro, platinado, condensador, velas, cabos, regulei o ponto, valvulas e a mistura. O carro esta fantastico, silencioso e muito macio, mas beberrao...sera que fiz alguma coisa errada? Gostaria muito de uma ajuda...nao consigo entrar em contato com o Adriano, pois nao tenho facebook...agradeco a atencao e deixo meus canais de comunicacao abertos a quem possa ajudar: email : chdisco@hotmail.com e instagram - carlonemagalhaes. Muito obrigado mesmo!!!

Unknown disse...

Olá Adriano coloquei a telinha mais a borboleta pega na tela e nao se abre a borboleta o q faço..

Unknown disse...

Olá Adriano coloquei a telinha mais a borboleta pega na tela e nao se abre a borboleta o q faço..