segunda-feira, 15 de junho de 2015

Faróis amarelos! Afinal pode ou não pode?

Desde 1936 a França, preocupada com o avanço da indústria automobilística alemã e de suas intenções, determinou que todos os seus carros deveriam utilizar faróis amarelos para se diferenciarem dos demais vizinhos europeus, principalmente da Alemanha. E isto assim perdurou até 1993 quando a França aboliu, por pressão da comunidade européia, tal ideia, passando a utilizar os faróis brancos. Apesar de toda esta história, já havia registro do uso de faróis amarelos em outros países europeus, inclusive na Alemanha devido a conveniência e fato de que os faróis amarelos além de "abrirem" o campo de visão sob chuva e/ou neblina, eram bem mais fáceis de serem visualizados inclusive em resgates na neve por exemplo, tanto para os resgatados como para as equipes de resgate. A ideia foi tão bacana que o tiro saiu pela culatra, pois todos os vizinhos europeus começaram a utilizar os "yellow beams" em seus bólidos, e a moda pegou mundo afora.















 O filtro amarelo elimina os espectros de cor azul/violeta, que são mais difíceis de serem processados pelo cérebro devido a tais proporções de intensidade da luz branca. No Brasil esta moda chegou nos anos 60 e 70 e foram fabricados pela Cibié e pela Rossi, citando as mais conhecidas, entre outras (Carello, GE, etc).

Segue abaixo o que diz o Código Brasileiro de Trânsito:



Reboque, remolke, engate camping camper para VW.

Pessoal, tem tempos que venho procurando um bom projeto para elaborar um "camper", e recebi este vídeo de um amigo da Austrália! Achei formidável, inclusive a parte móvel, onde se amplia o espaço propiciando mais conforto para os "tripulantes"!

Segue o vídeo bem bacana, e apesar do preço, que por lá não baixa de 24 mil dólares australianos, e com todas as taxas de importação e impostos sairia por aqui uns 120 mil reais, um absurdo para sustentarmos os políticos do país da roubalheira e corrupção. Fica a ideia aos que tiverem um chassi reboque, habilidades de marcenaria e serralheria, ferramentas e dedicação:


terça-feira, 19 de maio de 2015

Botões de painel - outros modelos alternativos.

Outros botões de painel foram fabricados similares à Policristal entre eles, os da Incoplast Ltda situada na grande São Paulo. Eram fabricados no mesmo feitio em acrílico com desenhos ou letras de funções em seu interior e substituíam os originais. Estes botões eu tenho guardado há um bom tempo e são frutos de muito tempo garimpando em minhas caminhadas nos ferros velhos da vida.
Devido à raridade e alto custo a adquiri-los, ao menos por enquanto, não estão à venda.

Este modelo abaixo veio com uma peça interna imitando um "dado" marcando os três pontos.












Abaixo os raros modelos com o brasão "paulistarum terra mater", para combinar com o brasão do capô e com o botão da buzina, certamente o botão mais bonito que adquiri até hoje. 












Abaixo os botões no painel do carro...


Como o blog é cosmopolita, vale explicar que o emblema entre os botões com o estandarte e as duas colunas é o brasão do nosso estado aqui do sul do Brasil, O Rio Grande do Sul.












E ainda, este modelo feito para os Porsche que por aqui chegavam até antes da proibição da importação de veículos novos em 1976 pelos militares. Vinha com a inicial da função de cada botão, "aportuguesada" é claro...