segunda-feira, 13 de abril de 2015

Convertedor de ferrugem PCF - Dica de aplicação em restauração.

Como todos sabemos, entre os grandes vilões na recuperação e restauração de veículos estão dois: a ferrugem e as soldas novas. A ferrugem, naturalmente por ser o "cupim" das partes metálicas do veículo; e as soldas, por potencializar o processo de oxidação devido ao aquecimento das partes soldadas. 

No tratamento da ferrugem superficial, uma boa limpeza e a aplicação de um bom produto de isolamento como base/fundo já é o suficiente, mas infelizmente, é muito difícil de encontrarmos um produto realmente eficaz no combate e prevenção da oxidação, na verdade ERA muito difícil, pois o produto deste tópico é um divisor de águas no quesito convertedores de ferrugem. 



Trata-se do PCF convertedor de ferrugem, um fundo protetor qu após sua aplicação pode receber tinta para acabamento e preparação da pintura final. Aplicado como tinta diretamente sobre a ferrugem, descarta o uso de outros fundos. 

Na verdade, existem outros produtos no mercado que prometem o mesmo efeito, porém sem êxito, pois logo a ferrugem volta a aparecer, e a conversão da ferrugem na base aplicada não se apresenta integralmente como no caso do PCF. Logo após a conversão e a segunda demão, pode-se aplicar a tinta, seja ela esmalte sintético, epoxi ou PU, sem a necessidade de lixar ou jatear a peça. Claro que se houver grandes sinais de corrosão e se houver a necessidade de preenchimento da base para ter um melhor acabamento, isto pode ser feito previamente a gosto do freguês/aplicador, mas não por receio ou medo de o PCF não cumprir com o seu papel. O produto apresenta várias vantagens, e uma ótima relação custo benefício pois dispensa o tempo e mão de obra na lixação das partes, bem como a remoção ferrugem. Pode parecer estranho aplicar o produto sobre a ferrugem/oxidação sem removê-la, mas à saber: o produto foi elaborado e criado com testes exaustivos de laboratório para trabalhar com a reação química da oxidação/ferrugem junto ao produto aplicado, logo, pode-se seguir a recomendação do fabricante com toda a tranquilidade. O produto é fornecido em embalagens plásticas de 100 ml , 500 ml, 1 l, 5 l, 20 l e 200 l.

Não estou ganhando "jabá" ($) para fazer propaganda, mas abaixo segue o link de onde o produto é encontrado aqui no Rio Grande do Sul e segue também o link do site do fabricante onde há uma aba na parte superior da página onde pode-se consultar onde encontrar o produto em sua região. Eu já usei o produto e assino em baixo, e logo que executar a restauração do chassi do meu Fusca, aplicarei o produto e criarei outro tópico com fotos.

Boa restauração a todos.

Ferramentas Gerais - Porto Alegre - RS - Brasil 
Site do Fabricante do Produto PCF no Brasil

Um comentário:

Daniel Pardo disse...

Suponho eu que no link que você postou, tenha endereços de onde tem esse produto aqui em São Paulo.