quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Botões de painel Policristal


A Policristal
Situava-se à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, fabricou vários acessórios para o fusca nos anos 60. O nomePolicristal adveio do nome de família do fundador da empresa - Politanksi. A empresa, fundada no início dos anos 60, foi pioneira na fabricação de produtos com resina de poliéster. Continua ativa (http://www.policristal.com.br/), porém não mais fabrica produtos para a linha automotiva.

Abaixo no detalhe uma manopla policristal...




a linha Tigre feita em alusão ao modelo Fusca Tigre 1300 lançado em janeiro de 1967...


Estes botões estão no fusca do meu irmão Felipe Ruiz...




Abaixo a comparação do painel do meu fusca 1970 com botões Policristal e com os botões originais na cor marfim...




O estojo abaixo são fotos do kit fechado na embalagem, também de propriedade de meu irmão Felipe Ruiz.












 O kit acima é novo, NOS (new old stock), nunca usado, ainda na embalagem original.






E esta semana 15/03/2015, encontrei um raríssimo e completo kit vermelho, completo, que repassei ao mau amigo, Sr. Alexandre de Pelotas-RS, que está montando seu fusca 1966...




segue abaixo os botões limpos e polidos>>>

e o breve comigo é breve mesmo, segue abaixo as fotos com os botões higienizados e polidos,em algumas fotos deixei a manopla de marchas e algum botão ainda no estado em que se encontrava antes do polimento:






Abaixo temos a foto das peças ainda sem o devido "tratamento" de limpeza e polimento...

Manopla no estado em que fora encontrada, bem ressecada e com bastante riscos, e há de se considerar, no mínimo 55 anos de idade, pois este modelo foi lançado em meados de 1962...


















Os botões Policristal eram fabricados em diversas cores para combinar com os modelos de fusca monocromáticos, e com o sucesso deste acessório, foram fabricados nas mais variadas cores para satisfazer os caprichos dos clientes. 




Os botões da Policristal foram feitos em várias cores, como o verde, vermelho, azul, enfim, cores a escolher. O interessante desses botões é o desenho de sua finalidade impresso no centro do mesmo. O botão do freio de mão, por exemplo, tem a figura de um burrinho empacado!

São peças de excepcional qualidade.


O conjunto completo vinha com 6 (seis) botões, para troca dos botões do painel, manopla de câmbio e o botão do freio de mão.


Além dos botões, a Policristal fabricou vários outros acessórios como as calhas de chuva em acrílico (com as pontas de alumínio) e uma espécie de visor para o pára-brisa (sun visor), também de acrílico transparente, porém instalado na parte interna utilizando-se dos  parafusos do espelho retrovisor interno.

Nos dias atuais é difícil encontrar um jogo completo desses botões, em bom estado. Exigirá certa paciência do interessado encontrar todos os botões com o mesmo padrão.

Existe ainda botões em acrílico com o logo VW, inicialmente eram produzidos com interior em alumínio anodizado nas cores azul e verde e revestidos em acrílico transparente. Depois passaram a ser produzidos totalmente em acrílico injetado no lugar do alumínio, ambos muito bonitos e de muito bom gosto também, como os que segue abaixo:

Estes abaixo foram adquiridos recentemente (03/02/2015), e são os supra citados com o interior em alumínio:







Os demais abaixo são semelhantes aos de cima, porém já são com o interior em acrílico colorido injetado, um meio de baratear custos...





O botão abaixo é integrante do VW 1969 da minha prima Michelle... de Pelotas - RS, sul do Brasil...


Ainda na cor vermelha, este kit anunciado que eu deixei passar...








E ainda neste último mês do ano, adquiri este outro kit vermelho em cinco peças que foi encaminhado para tratamento químico e polimento de renovação, depois estará disponível para venda.




Agora já prontos:


















E neste mês de março/2015, adquiri outro conjunto idêntico, faltando apenas a manopla...











E no dia de 25/08/2015, me chega a oferta deste kit contendo quatro botões que fui obrigado a arrematar, pois é muito raro encontrar as peças todas juntas.













10 comentários:

Fucaléo disse...

Bom dia. Gostaria da ajuda de vcs, para encontrar somente o botão do acionamento do limpador de para brisa. o que tem as gotinhas desenhadas. o que tem a estrutura do botão verde, caso não tenha nesta cor, não há importância. grato.

Carlos Ruiz disse...

Positivo. Se soubermos de algum avisaremos, e curiosamente preciso do mesmo botão mais o de freio de mão para completar outro kit.

Unknown disse...

Também preciso do botão do freio de mão pro kit verde...se alguém souber, prenda o grito!!

Anderson67 disse...

Boa noite! Gostaria muito da ajuda de vocês para conseguir um botão de painel e o da manopla de câmbio, na cor vermelho, produzido pela "Policristal". O que possui um tigre. Como meu fusca 67 é verde caribe, caso alguém tenha o jogo completo na cor verde, me interesso. Como é a primeira vez que entro, deixo meu contato e me desculpo antecipadamente, caso não seja permitido, no aguardo de algum contato.

Unknown disse...

boa tarde você terei mais algum kit de botão vermelho iguais as fotos da primeiras fotos
agradeço

Unknown disse...

Ola bom dia!! Procuro o Botao agulha que liga o limpador de parabrisa e aciona o brucutu! Você tem para vender? gostaria daquele em preto com escrita GAS em dourado! Grande abraço e fico no aguardo pelo seu retorno! meu zap 31-99202-8911

Unknown disse...

Bom dia!!!
Vc teria um telefone para contato? Meu zap 21 980822758

Carlos Ruiz disse...

Boa tarde! 51 982664420, porém não uso o whats app!

Unknown disse...

Vc já encontrou o botão?

Gil disse...

Boa tarde. Tenho alguns botões que irei colocá-los a venda. Se tiver interesse me envie e-mail que envio fotos. Não são jogos completos, mas tem alguns bastante diferente.
Gil.