domingo, 1 de fevereiro de 2015

Fusca 1942, o mais antigo do mundo ainda rodando... será?

Ele está na Alemanha,mais precisamente na pequena cidade de Simmershausen. Pertence deste 1975 ao senhor Otto Weymann. O fusca mais antigo em circulação* foi fabricado exatamente em 20 de maio de 1942, em plena II Guerra Mundial, para uso do Exército Nazista. Portanto, acaba de completar 70 anos e está em plena forma. Na placa de licenciamento, o charme do "VW 42".
Com o final da Guerra, o VW chegou às mãos de um encanador, de um veterinário e mais tarde, de um açougueiro de Munique, e estes foram seus proprietários até então. E pelo jeito, todos trataram muito bem dele.

O Fusca ancião tem o número 8.032 de fabricação. Seu motor original 1.100 foi substituído por um 1.200 em 1954, quando o valente já havia circulado 400 mil quilômetros. Nos últimos 37 anos Otto rodou com ele cerca de 70 mil quilômetros. Em 2007 ganhou pintura nova.

Em 1975, Otto pagou por ele o equivalente hoje a 1.380 Euros. Recentemente, um americano lhe ofereceu 60 mil. Ele recusou.


Detalhe, há quem diga entre os especialistas (mas ninguém assina em baixo) que este Fusca não é um carro original – é um "cabrito alemão"!

Há controvérsias se o carro construído em 1942 é um carro verdadeiramente genuíno dos pára-choques ao cubo da roda. Os "especialistas" estão divididos sobre o assunto. 
Durante Segunda Guerra Mundial foram produzidos principalmente veículos militares em Wolfsburg. Eckberth von Witzleben, um historiador baseado no Volkswagen-Museum de Wolfsburg, disse que: "O chassi do Fusca pertencente ao Sr.Weymann é de um (jipe) Kübelwagen ano 1942, já a carroceria é de um carro ano 51, ou seja, um modelo pós-guerra". No entanto, o especialista em carros clássicos confirmou: "É, sem dúvida, um veículo histórico." 
Logo devido a escassez de peças e até a inviabilidade de fabricá-las devido a urgência da Guerra o carro DEVE ser considerado um veículo HISTÓRICO dadas as circunstâncias de sua fabricação, onde a estatal alemã VW, adaptou a carroceria de um carro de passeio sobre o chassis de um veículo militar, coisa que aconteceu com muita freqüência no pós-guerra devido à falta de peças e da necessidade urgente de veículos, inicialmente para as forças de ocupação e depois para os alemães. Em resumo, apesar de haver um outro fusca 1938 totalmente restaurado, há ainda um grande impasse sobre qual seria o mais antigo e quais critérios seriam utilizados para tal "condecoração"! Mas o fato que é histórico e curioso, isto é inegável.
    
— O carro não está à venda. Meus netos também estão muito interessados por ele.












Este post merece um espumante... e à despeito dos "especialistas" no assunto, ME SERVE ESTE "CABRITÃO"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário